quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Como se fosse sólido

Ontem eu fui dormir pensando em amizades, afetos, bem-querer, confiança. Fui dormir triste. Acordei hoje novamente (ou, talvez, ainda) pensando em amizade, afeto, bem-querer confiança. Acordei mais feliz.

Quando a gente conhece alguém, qualquer alguém, cria expectativas. A gente constrói esse alguém dentro da gente. Tijolo por tijolo. Alguns tijolos a gente coloca sozinha. Outros, o alguém vai ajudando a colocar. Alguns se encaixam perfeitamente, outros ficam meio fora de linha, atravessados. Mas a gente vai ajeitando. Quando se constrói alguém, às vezes, as paredes sobem rápido! Dentro da gente aquela construção toma corpo, vai se agigantando. Às vezes o porte é tão impressionante que a gente nem vê alguns ângulos não estão retos. Ou até vê, e nem se incomoda (a vida também tem agudos, obtusos e rasos, também tem paredes arredondadas. E há que se ter tolerância com elas; e há o momento de admirá-las).

Mas quando se conhece alguém, via de regra, é uma construção às avessas. Porque as paredes sobem primeiro, as fundações vêm depois. Elas precisam de mais tempo. Descem e se enraizam por baixo das paredes erguidas, depois delas. Dão base e força ao peso das paredes e do que virá sobre elas. Diferente das paredes, as fundações a gente não faz sozinha. Precisam que alguém construa junto. Enquanto isso não acontece, um vento mais forte derruba tudo. E alguém se desconstrói. Ou a gente desconstrói alguém. Basta um sopro que alguém sopre, ou a gente. Basta uma força involuntária qualquer. Basta só alguém querer, ou a gente.

Em alguns momentos, a gente se abre para construir amizades, afetos, bem-querer e confiança. Mas tem hora que se quer é uma construção sólida para se apoiar. Hora em que, mesmo que haja força ou vontade para para erguer paredes, falta tempo ou vontade para as fundações. E tem me parecido que, quanto mais o tempo passa, mais fácil é construir paredes. Já não digo o mesmo das fundações.

Fui dormir triste pelo que se desconstruiu. Acordei mais feliz. Por todo o bem-querer enraizado, bem fundado, que existe em mim. Meus amigos, meus amores, minha certeza, minha tranquilidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

quando a gente fica triste, parece q só a gente é triste, né... e vem uma cegueira. daí, quando alguém q a gente ama fica triste vem uma dor e junto vem a sensação que ninguém é de ferro. mas vem tb uma vontade de ficar perto e de amar mais ainda...
eu sinto os dois lados, e me sinto confortável, assim, num lugar bem fofão, sabe... cheio de chocolate e de amiguinhas. amo vcs!!!

Caiê disse...

E é só por isso que a tristeza passa, galcilene.

Alguém ainda acessa isso aqui? Lembrei dele hoje...